metabolismo dos carboidratos
Relacionamento energético entre as vias catabólicas e as vias anabólicas
O termo metabolismo é
Nutrientes que liberam energia
Macromoléculas celulares Carboidratos
Gorduras
Proteínas
Proteínas
Polissacarídeos
Lipídios
Ácidos nucléicos
Catabolismo
Catabolismo
Energia química ATP
NADPH
Anabolismo
Anabolismo
Produtos finais pobres em energia
Moléculas
Precursoras
CO2
H 2O
NH3
Aminoácidos
Açúcares
Ácidos graxos
Bases nitrogenadas
utilizado para se referir a soma de todas as reações químicas que ocorrem em um organismo vivo.
Uma vez que as reações químicas liberam ou necessitam de energia, o metabolismo pode ser visto como uma ação de balanceamento de energia.
Desta forma, metabolismo pode ser dividido em duas classes de reações químicas: aquelas que liberam energia e aquelas que requerem energia. As vias catabólicas liberam energia química na forma de ATP e de NADH (ou NADPH), que
NADPH
são utilizados, nas vias anabólicas (biossintéticas), para converter moléculas precursoras pequenas em macromoléculas celulares.
Profª Eleonora – Slide de aula
Variação de energia livre em reações metabólicas
Embora se diga, de uma maneira geral, que as reações catabólicas tendem a liberar energia e as reações anabólicas tendem a consumir energia, de fato, todas as reações na célula ocorrem com uma diminuição resultante na energia livre, isto é, ∆G é sempre menor do que livre zero.
Em uma célula, estas reações não são isoladas, mas sim unidas, de modo que a energia livre de uma reação termodinamicamente favorável pode ser transferida a uma segunda reação desfavorável para permitir que ela ocorra.
A variação padrão de energia livre para a reação, ∆Go, é uma constante para uma reação particular. Pode ser um valor positivo ou negativo e indica se a reação ocorre espontaneamente (∆Go < 0) ou não (∆Go >0).
Uma reação bioquímica pode inicialmente parecer ser proibitiva, porque sua