Mestre
Professora Sílvia enviei em anexo o molde do panfleto que entregamos nas ações, pois as vezes tem pessoas que não esperam o termino das oficinas, ou saem com pressa daí entregamos o modo de fazer. Outra coisa que me recordo, é que a manipulação do material só era feita pelos estagiários, ou seja o público não participava ativamente; Nós apenas ensinávamos passo a passo o processo de fabricação do sabão. Professora o fluxo de pessoas é intenso ao menos nas ultimas 4 ações que participei, e isso inviabiliza a produção de material individual; Estimo que chegue a passar pelo espaço entre 400 a 600 pessoas no dia.
Geralmente produzimos sabão e levamos para entregarmos a cada pessoa que passa pelo stand, anexei a foto de como montamos os “brindes”. O publico que freqüenta as ações em grande parte é comunidade carente ao menos nas do SESC, então quando ensinamos eles perguntam, dão ideias, compartilham o que já viram. É um grande aprendizado é o que posso lhe dizer.
Acho que seria relevante fazer um levantamento para quantificar a média de público para assim fazer a lista de materiais.
Preparação pequena escala Sabão caseiro (barra)
MATERIAIS 250 g de soda cáustica; 500 mL de água; 1 litro de óleo de cozinha usado; 1 balde; 1 bandeja de plástico; 1 Colher de pau
Modo de fazer:
Dissolva a soda na água, em vá adicionando o óleo usado. Sempre mexendo com bastão de madeira ou colher de pau. Até o obter um consistência pastosa. Aproximadamente de 15 a 20 minutos. Em seguida coloque disponha na bandeja coberta com saco de lixo.
Obs: Para um melhor qualidade do sabão pode –se adicionar: 62,5 mL de amaciante, 50 gr de sabão em pó, 62,5 mL de pinho sol e 62,5 de Kiboa.
Sabão líquido
250 mL de azeite ou óleo de cozinha (aquecido ou morno)
80 gramas de soda cáustica
250 mLde álcool