Mestre
As constantes brigas, não impedem de um não conseguir viver sem o outro.
O profissional de Vendas tem um objetivo bem definido: Realizar a venda.
O profissional de Marketing tem outro: Estimular a venda.
Separados apenas por uma palavra, ou melhor, um verbo. Isto é um fato concreto e antigo, Marketing e Vendas não se entendem.
Como isto pode acontecer já que Vendas e Marketing possuem o mesmo objetivo que é o de aumentar o volume de vendas, o faturamento, a lucratividade, sedimentar as marcas, a participação no mercado e estão unidos para que isto aconteça, então porque esta disputa, esta briga entre estas duas áreas de suma importância de uma organização.
Marketing concentra sua visão no produto, no médio e longo prazo, já Vendas visa a transação comercial de imediato, no curto prazo.
Marketing tem como Missão à construção da Marca, encantar o cliente, elaborar e implementar estratégias que fortifique e aumente sua posição no mercado.
A missão de Vendas é alcançar resultados. Superar suas metas mensais, gerar caixa.
Marketing está voltado para o consumidor, anseia superar suas expectativas e atender suas necessidades.
Vendas dependem dos compradores, da rotação do produto, de emissão de pedidos e da assinatura de cheques.
Vendas dão valor à experiência, ao relacionamento pessoal, ao bate papo com os compradores. Ser esperto, sagaz é legal, ter passado por desafios e descascado abacaxi é ótimo. Iniciar sua carreira profissional lá de baixo como Promotor de Vendas, carregar aquela pasta pesada todos os dias, ser formado na “Universidade do Asfalto”, são fatos altamente valorizados. Não precisam fazer cursos de Pós Graduação ou MBA, pois em termos de vendas acreditam que já sabem tudo, Inglês nem pensar, para que Inglês se todos os meus compradores falam o Português?
O Marketing apresenta outros valores, os profissionais quase sempre de família de classe média alta, que tiveram