Mestre
1 - A ideia de hegemonia americana se consolidou ao longo da guerra fria. Começou a surgir com após a primeira guerra mundial que se deu entre os anos de 1914 até 1918, os Estados Unidos soube explorar muito bem este cenário pós-guerra, onde existia o declínio naval da Inglaterra e a regressão econômica das potencias europeias resultante do processo bélico que se deu no continente europeu.
A Inglaterra se endividou, pois utilizou suas reservas monetárias para o pagamento dos encargos ocorridos na guerra e toda a manutenção de seu “Império”. Os Estados Unidos foi o principal credor da Inglaterra, e conseguiu uma arrancada como potencia mundial, pois enxergou a possibilidade de lucrar com todo este cenário.
Os Estados Unidos criou uma nova condição de inserção internacional das nações na época, pois tinha capacidade e vontade de superar as potencias europeias. Com seu papel de destaque em 1940 foi lhe atribuído o conceito de Superpotência, no ano de 1941 em busca de defender seu posto de superpotência e expandir sua politica os estados unidos cortará alianças com alguns aliados e fazia alianças com outros.
Os Estados unidos participaram de duas guerras em 1941 na Ásia e na Europa, como o conflito não se deu em seu continente, os Estados Unidos não teve sua infraestrutura prejudicada, com isso conseguiu administrar a crise europeia.
Após a segunda guerra mundial os Estados Unidos exerciam sua hegemonia ocidental, pois financiaram a reconstruíram a Europa, ajudaram o Japão se reerguer. Após a guerra fria derrubou o sistema politico/ideológico opositor ao capitalismo.
Porém todo esse destaque e a hegemonia dos Estados Unidos não eram vista de forma hegemônica por todos, com isso vários desafios apareceram.
A guerra fria, citada anteriormente foi à primeira tentativa de quebrar este poder e as tentavas do mundo islâmico por não reconhecer os Estados Unidos como potencia.
2 - A União