Mestre do oriente
Texto I
Antigamente
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passasse a manta e azulava, dando às de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n’água.
Carlos Drummond de Andrade
Vocabulário:
Animatógrafo: Aparelho formado por uma câmara fotográfica especial que projeta numa tela imagens ou quadros em movimento.
Alteia: Planta da família das malváceas; Usada em preparações medicinais.
01. Sobre a linguagem utilizada pelo autor, podemos imaginá-la possível por volta de que ano? (0,2)
___________________________________________________________________________________
02. À parte o tom humorístico que quis dar o autor, por que as moças se chamavam mademoiselles, que é um termo francês? (0,2)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Dentro do contexto histórico, o que significa ser moça “mimosa e prendada”? O que