mestre da sensibilidade
CAPÍTULO 3: MANIFESTANDO SUA INTELIGÊNCIA ANTES DE TOMAR O CÁLICE Jesus: O autor afirmou: “Jesus causou tanta indignação aos seus opositores que produziu alguns fenômenos políticos quase impensáveis. Homens de partidos radicalmente opostos se uniram para destruí-lo”. “Mestre, sabemos que falas e ensinas corretamente e não consideras a aparência dos homens, antes ensinas o caminho de Deus com toda a verdade. Mestre é lícito ou não pagar imposto a César? (Mateus 22,17)
Análise: A pergunta coloca Jesus frente a possibilidade de ser condenado à morte. O “mestre possuía uma sabedoria incomum. O ambiente ameaçador não o perturbava. Nas situações mais tensas, em vez de travar a leitura da memória e agir por instinto, ele pensava antes de agir e conseguia dar respostas brilhantes e imediatas”. Ele respondeu: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22,20-21).
Paralelo social: As “pessoas que acham que seu problema não tem solução criam uma barreira intransponível dentro de si mesmas. Assim, até doenças tratáveis como a depressão, o transtorno obsessivo e a síndrome do pânico se tornam resistentes”. “Não importa o tamanho do problema, mas a forma como o vemos e enfrentamos”.