Mesopotamia
A arquitetura mesopotâmica entende o período que vai da pré-história até o século VI a.C. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. A arquitetura mesopotâmica também teve como sua primeira manifestação o templo Branco, erguido sobre uma montanha artificial e que tinha como objetivo enfrentar sem medo o homem mais próximo do céu.
Características Formal e funcional: Escultura: Muitas obras de escultura mesopotâmica se perderam por terem sido executadas em argila. Estátuas de pedra ou outros materiais mais resistentes são raras.
Pintura: Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses.
Materiais e Métodos construtivos: Na no método construtivo, um conjunto de operação empregados por um particular para produzir parte de uma construção. Exemplo elevar uma parede de alvenaria; montar uma forma de madeira para moldar uma viga de concreto; pintar parede. A mesopotâmia, como não possuía nem pedra nem madeira, utilizou a argila, inventando o tijolo como elemento construtivo. O uso de blocos de argila era a técnica construtiva predominante. Quase todas as casas eram construtivas em tijolos frescos. A arquitetura de adobe na Mesopotâmia Os povos mesopotâmicos também foram célebres trabalhadores de blocos de argila: adobes. A argila era encontrada em abundância para a fabricação de tijolos. Os adobes eram blocos prismáticos de barro seco ao sol . Por vezes, as paredes reforçavam-se com encadeados de madeira e tijolo. Raras vezes se utiliza a argamassa de cal para a fixação ou o betume. A pedra e a madeira precisavam ser