mesopotamia
Neste trabalho iremos abordar primeiramente uma pequena introdução sobre a mesopotâmia. Em seguida falaremos um pouco dos povos que lhe habitavam: Sumérios, Babilônios, Acádios, Caldeus, Hititas; Suas políticas, sociedades, economias e religião.
Nós nos aprofundaremos no assunto com textos claros em seus objetivos, seguido de imagens explicativas e demonstrativas sobre o tema, em sequência uma breve conclusão sobre o assunto.
Boa Leitura
Mesopotâmia
A estreita faixa de terra localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque, foi chamada de Antiguidade, de Mesopotâmia, que significa “entre rios” (do grego, meso= no meio; potamos= rio). Essa região foi ocupada, entre 4000 a.C. e 539 a.C., por uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos povos mesopotâmicos. Sumérios, Babilônios, Hititas, Assírios e Caldeus são alguns desses povos.
O Tigre e o Eufrates nascem nas montanhas da Turquia e correm um ao lado do outro em direção ao golfo Pérsico. Na primavera, o degelo da neve que cobre as montanhas provoca inundações, tornando as terras da baixa planície da Suméria (atual Curdistão) extremamente férteis, fenômeno semelhante àquele que ocorre com Nilo.
Como aconteceu no Egito, contudo, foi preciso um enorme esforço dos habitantes da região para controlar as águas das enchentes e poder cultivar as terras em torno dos rios, que de outra forma seriam pântanos férteis, mais inabitáveis. Assim, graças ao trabalho continuado de muitas gerações, foi possível cultivar vegetais e obter colheitas abundantes
Os povos da mesopotâmia:
Sumérios (4000 a.C. – 19000 a.C.) -
Foi nos pântanos da antiga Suméria que surgiram as primeiras cidades conhecidas na região da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Nipur.
Os povos da Suméria enfrentaram muitos obstáculos naturais. Um deles era as violentas e