mesopotamia
Mesopotâmia, uma sociedade muito interessante a ser estudado, pesquisado, entendido principalmente por ser uma civilização de características baseada na crença de divindades no que tudo remete aos acontecimentos da vida dos homens na terra.
Segundo o texto a Magia na Mesopotâmia, acreditava-se que a vida na terra era comandada vontade de divindades do mundo superior (céus) e inferior (inferno), tudo que acontecia eram atos e vontades dessas divindades, não acreditavam em recompensas após a morte, acreditavam em crença em gênios, demônios, heróis, adivinhações e magia.
“... em um mundo ameaçado por demônios sobrenaturais e feiticeiros, onde o passado, o presente e o futuro estavam inextricavelmente interligados, era comum o uso da magia para confortar e, se possível, curar. ”(p.177)
Os mesopotâmicos adoravam diversas divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal a magia, a adivinhação e a astrologia eram utilizadas como
meios
de
interação
e
conhecimento
de
divindades.
Para aquela sociedade o uso de magia era usado como proteção contra demônios do além e de morte, sendo assegurados por uma profecia, e suas crenças, enfim acabam com os males que tinham os homens desfazendo o sofrimento que impede o bem estar de suas vidas.
Junto com a magia, também existiu a medicina cientifica estava ligada a adivinhação sendo que a doença era um sinal dos deuses e como um castigo divino era um mal causado por espíritos malignos. A medicina não era confundida com a simples magia. Os médicos tinham sua profissão reconhecida, não acreditavam que todas as enfermidades tinham origem sobrenatural, já que utilizavam medicamentos à base de plantas e faziam tratamentos cirúrgicos. Geralmente, trabalhava junto com um exorcista, para expulsar os demônios, e recorria aos adivinhos, para diagnosticar os males.
“O conhecimento prático de remédios a partir de ervas, bem como o