Microscopia
O uso microscópio
Vanessa Testoni
Joyce Tank
Professora: Alessandra Novak Santos
Fundamentos Cientificos Tecnologicos – FCT Biologia
Joinville
2014
INTRODUÇÃO
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas. É importante para que, além de conseguir enxergar, também se podem estudar os objetos que não se consegue ver a olho nu.
O crédito da invenção foi dado aos holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos, que em 1950 criaram o primeiro microscópio, com uma ampliação de 30x. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo. Mais tarde, Antonie van Leewenhoek, ampliando o instrumento, construiu um microscópio de uma lente, capaz de uma ampliação de até 200x.
Com essas descobertas, Robert Hooke desenvolveu um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. E por possuir duas lentes, a ocular e a objetiva, ficou conhecido como microscópio composto. Atualmente, o microscópio óptico fornece ampliações de 100 a 1000x. Utiliza-se então um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto fracionado na lâmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina.
OBJETIVO
Aprender a observar uma lamina no microscópio.
Identificar e conhecer as partes de um microscópio.
MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados um microscópio óptico e lâminas e lamínulas prontas. Foi observada glândulas do suor, que são, basicamente, pequenas estruturas tubulares na pele que produzem o suor. O microscópio deve ser ligado e deve-se colocar a lamina e observar as substancias de forma ampliada.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para utilizá-lo, tivemos que escolher uma lamínula e colocar sobre o suporte do microscópio, onde ajustávamos a lamina exatamente sobre onde iríamos observar.
Para