mesopotamia
Há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, além da vantagem de terem água próxima, fornecendo subsídio para pesca, alimentação e transporte. Pelos mesmos motivos chegaram, tempos depois:
A Mesopotâmia se desenvolveu na região que hoje conhecemos como Oriente Médio e seu território estava entre os rios Tigre e Eufrates (região do atual Iraque). A denominação Mesopotâmia deriva do grego mesos (meio) e potamos (rio), significando“terra entre rios”.
Mesopotâmia
Localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates. A grande importância dessa região é que ela sofreu a dominação de vários povos por conta de sua vantajosa situação geográfica “entre-rios” (meso – pótamos = Mesopotâmia). Seus conquistadores foram: Sumérios, Acádios, Amoritas (primeiro Império Bebilônico), Assírios e Caldeus (segundo Império Babilônico). A Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, desolada, com escassas pastagens, e ao Sul a Baixa Mesopotâmia ou Caldéia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e deságuam separadamente no Golfo Pérsico.
A Antiga Mesopotâmia integrava a chamada“Crescente Fértil”, região na Antiguidade Oriental que compreendeu os territórios do atual Egito, Palestina e Golfo Pérsico. A principal característica dessa região era a presença de rios como Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão, que eram essenciais para fertilizar o solo com suas cheias, tornando possível a prática da agricultura e sendo fundamental para o desenvolvimento de importantes civilizações na Antiguidade.
Os principais povos