mesbla
A Mesbla nasceu em 1924, no Rio de Janeiro como sucessora da filial de uma empresa francesa chamada Mestre & Blatgé S.A. que desde 1912 importava maquinas, equipamentos e automóveis e era administrada pelo francês Luiz La Saigne.
Em 1924 Saigne nacionaliza a empresa com o nome de Sociedade Anônima Brasileira Estabelecimentos Mestre et Blatgé, e em 1939 passou a denominar-se Mesbla S.A quando a empresa agregou nova atividade: a representação dos aviões Douglas. A nova denominação era uma combinação das primeiras sílabas do nome original, que foi sugerida pela secretária do Sr. Luiz La Saigne, Izaura, por meio de um concurso interno.
A filha mais velha de La Saigne casou-se com Henrique de Botton que após a morte de Luiz La Saigne assumiu a presidência, sendo sucedido pelo seu filho André de Botton que em sua gestão, transformou a Mesbla na maior rede de lojas varejistas do país.
Foi em 1952, dois anos após a chegada da Sears a o país, que a Mesbla abriu sua primeira loja de departamentos, no prédio da Rua do Passeio, no centro do Rio de Janeiro. A diversificação de atividades nas décadas de 60 e 70 transformou a Mesbla em uma das maiores empresas do país.
Na Mesbla se podia comprar um carro com cartão de crédito. Fonte: Reclames do Estadão
Em 1980, ela ocupava o primeiro lugar entre as Maiores e Melhores, da revista Exame, e detinha a liderança do comércio varejista de não alimentos do país.
Nesta época a Mesbla tinha quase 140 pontos de venda que eram distribuídos da seguinte forma 45 lojas de departamentos, 47 da Divisão Veículos (automóveis, caminhões e ônibus e motocicletas), 26 da Divisão Móveis e 15 Divisão Náutica. Suas lojas empregavam 28 mil pessoas, com áreas raramente inferiores a 3 mil metros quadrados e