Mesa de força
ENGENHARIA MECANICA - EA3N esp
Data de execução do experimento: 17/09/2012
Data de entrega: 01/10/2012
MESA DE FORÇAS
Disciplina: Física experimental
Vila Velha Setembro – 2012
1. OBJETIVO
Neste experimento tem-se como objetivo introduzir ao aluno noções de como determinar um sistema vetorial das forças em uma e duas dimensões e a condição de equilíbrio. Através do manuseio do dinamômetro e escalas de medida.
2. INTRODUÇÃO
Forças são definidas como grandezas vetoriais em Física. Com efeito, uma força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicação vetoriais da Álgebra. Este é um conceito de extrema valia, pois comumente o movimento ou comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele, e não de cada uma individualmente. Por outro lado, uma determinada força pode também ser decomposta em subvetores, segundo as regras da Álgebra, de modo a melhor analisar determinado comportamento.
Quando for nula a ação de um sistema de forças que atua sobre um corpo, diz-se que o corpo está em equilíbrio. Determinar as condições que mantêm um corpo em equilíbrio é um problema que pode ser bastante complexo. Um caso simples de equilíbrio diz respeito ao ponto material. A condição para que um ponto material esteja em equilíbrio é que a soma de todas as forças a ele aplicadas seja igual a zero. Não havendo força aplicada sobre o ponto material, resulta que a força total é zero. Se, em vez disso, atuam duas forças, elas devem contrabalançar-se para que possa haver equilíbrio.
Ao aplicar a condição de equilíbrio, devemos ter certeza de estar incluindo todas as forças que agem sobre o corpo. Por exemplo: se tivermos um corpo apoiado sobre uma mesa, apesar de seu peso, ela não afunda, permanece parado. Isto significa que ao corpo está aplicada uma força igual e