Psciologia geral e experimental
1º Período- Noturno
Atividade em Sala de Aula
1) Defina o comportamento operante.
R: Chama-se de condicionamento operante o tipo de condicionamento que utiliza às consequências do comportamento como, técnica de "moldagem" do comportamento (diz-se que este é o comportamento operante, voluntário e guiado pelas suas consequências). 2) O que é reforço? R: O reforço consiste na apresentação de um estímulo incondicional, para que a resposta seja reforçada, a fim de a sua associação ser consolidada.
O reforço é algo que se pretende intensifique a resposta pretendida. Geralmente a aprendizagem dos seres vivos éassimilada por reforços quer sejam positivos ou negativos. 3) Quando podemos considerar que dado estimulo é reforçador?
R: Quando um estímulo ou situação que ocorre posteriormente (contingente) a reposta que aumenta a probabilidade futura de ocorrência da resposta. 4) Qual a diferença entre reforçadores arbitrários e reforçadores naturais?
R: A diferença é que a reforçadora natural é a consequência reforçadora do comportamento que é produto diretos do meu próprio comportamento e arbitrários, quando a consequência reforçadora é um produto indireto do comportamento. 5) O que é extinção? Quais são os três efeitos adicionais do uso deste procedimento?
R: A extinção é o processo que consiste em não mais apresentar um reforçador anteriormente apresentado de modo contingente a uma resposta do organismo. Quando a Extinção começa é esperado que a frequência da resposta aumentasse para só depois começar a cair lentamente até que a probabilidade de ser emitido alcance índices próximos de zero.
6) Qual é a diferença entre reforço positivo e reforço negativo? Dê um exemplo de cada.
R: Exemplo 1. (REFORÇO POSITIVO): Em um experimento na Caixa de Skinner, com um rato sem alimento, é liberada uma pelota de