Consumidor x cliente
Com destaque a dois aspectos: o Presidente declarou que "consumidores somos todos nós". Incluiu-se, logo indicou o patamar de igualdade de condição e ainda de identificação de um grupo homogêneo, qual seja "os consumidores". O outro aspecto foi a relação de direitos expressamente reconhecidos no desenvolvimento de seu discurso, entre eles o direito a ser ouvido. Eis, a ponte com o instituto da ouvidoria.
A importância do Dia do Consumidor é conscientizá-lo sobre seus direitos. Apesar de termos Código de defesa do Consumidor, que completa 21 anos em 2011, muitos direitos não são respeitados pela classe fornecedora. Por isso, o consumidor tem que recorrer aos órgãos de defesa, mas a Justiça costuma ser um caminho muito penoso para ele. Conhecendo seus direitos, ele evita que os fornecedores abusem.
O assessor-chefe do Procon-SP, Carlos Coscarelli, diz que a data serve para “lembrar da importância do consumidor dentro do contexto capitalista, da parte mais frágil dessa relação de consumo, que tem a necessidade de uma proteção”.
Diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente
“As duas datas tem propósitos totalmente diversos, mas não excludentes”.
O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor (15 de março) aborda a integridade e a ética que devem permear as relações de consumo.
Já no DIA DO CLIENTE a ênfase é quanto à relação pessoal, o carinho, a surpresa carinhosa, como forma de estreitar e fortalecer as relações comerciais. O DIA DO CLIENTE é mais marketing, a outra data é mais