Mesa de força
NOTURNO T.A - L1
Mesa de Força
Disciplina: Física Experimental
Professor (a): Jacyane Saraiva
Data da Experiência: 05/08/2014
Data da Entrega: 19/08/2014
NOME R.A NOTA
AIRTON TOLEDO VIEIRA 524.565 ANTONIO MARIA DA SILVA NETO BRUNO PEREIRA MACEDO 526.409 DALVA MARIA RIBEIRO 524.033 EWERTON ANTONIO DA CRUZ FERREIRA 519.297 BARRETOS
2º SEMESTRE/2014
Relatório: Física Experitamental
Titulo: Mesa de Força
Objetivo
O objetivo do experimento é simular diferentes forças e seus valores, Calcular a força resultante a partir do método do paralelogramo e da Lei dos Cossenos, calcular incertezas e o desvio relativo entre os resultados obtidos. Além disso, comprovar o efeito de mudança de ângulo no módulo da força resultante. Comensurar as medidas de tração esperadas e encontradas, verificar a divergência entre os valores ideal e real e estabelecer situações de equilíbrio com três forças coplanares utilizando a mesa de força.
Introdução Teórica
A força de tração (foco deste estudo) é resultante de uma força aplicada em uma corda para sustentar ou puxar algum objeto preso a esta mesma corda.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 Força Tração A imagem acima mostra como a força de tração T funciona. Ao colocar uma força P, esta puxa a corda, a força é transferida para a mesma que, pela terceira lei de Newton, o nó deve puxar a corda com mesma intensidade e direção, mas com sentido oposto, força T.
O estudo com a Mesa de Força serve para avaliar a relação entre a Tração em uma corda e o peso exercido sobre ela em um equilíbrio estático. Essa relação nos mostra que, o peso de um objeto qualquer de força P deve ser aproximado aquele suportado pela Tração na corda.
Assumindo o seguinte esquema:
Figura SEQ Figura \* ARABIC 2 Esquema de Montagem (Mesa de Força)
Sendo assim, pode-se calcular a tração nas cordas e comparar com o peso medido no momento. Para tal, temos a