Mergulho Livre
Introdução ao mergulho científico
Luciano Lorenzi
Alunas: Bruna Ramos; Gabriela Ottoni;Gabriele Ramalho;Heloisa Finger;Isabela do Amarante;
Lilian Machado
1° ano Biologia Marinha
Mergulho Livre
Maio/2014
O mergulho livre consiste no mergulho sem o auxílio de equipamentos de respiração subaquática. O mergulhador depende exclusivamente de sua capacidade pulmonar, preparação física e principalmente do controle emocional.Podendo ser praticado em piscinas, lagos, rios e no mar. Alguns preferem a prática do mergulho livre marinho por este apresentar uma diversidade maior de espécies animais a serem observadas. Frequentemente o mergulho livre está associado ao uso das técnicas de apneia para efetuar imersões. No Brasil temos referências mundiais no mergulho livre, como, por exemplo, Karoline M Meyer (7 vezes recordista mundial), Ricardo da Gama Bahia (recordista mundial do Guinness Book), Carolina Schrappe (recordista sul americana), dentre outros.
O recorde mundial de profundidade é de -214 metros do mergulhador austríaco Herbert Nitsch, na data de 14 de junho de 2007.
História
Mergulhadores da antiga Grécia, assim como seus descendentes, costumavam descer a profundidades de 30,5 metros ou mais para arrancar esponjas do fundo do mar. Mas pessoas começaram a mergulhar em águas profundas com golfinhos há alguns de anos antes da Grécia antiga.
Algumas Técnicas de apneia no mergulho livre podem ser:
Desenvolver esta habilidade exige preparo físico e mental.
Apesar de ser considerado um esporte de risco, na medida em que requer boa resistência – principalmente dos músculos do coração – e que submete o corpo às mais difíceis condições debaixo da água, o