Merenda
2 – Explique o que é o empirismo. O empirismo afirma que, a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas ideias, é adquirida por nós pela experiência.
3 – Quais os problemas do inatismo? A própria razão pode mudar o conteúdo de ideias que foram consideradas universais e verdadeiras e também pode provar que ideias consideradas racionais, podem, na realidade, ser falsas.
4 – Quais os problemas do empirismo? A impossibilidade do conhecimento objetivo da realidade.
5 – Quais os tipos de verdades distinguidas por Leibniz? As verdades de razão são inatas. Significa que nascemos com a capacidade racional, puramente intelectual, para conhecer ideias que não dependem da experiência para ser formuladas e para ser verdadeiras. As verdades de fato, são as que dependem da experiência, pois enunciam ideias que são obtidas por meio da sensação, da percepção e da memória.
6 – Explique o que foi a “revolução copernicana” em astronomia. Copérnico dizia que o sistema geocêntrico (que dizia que todos os astros do sistema giravam em torno da Terra) estava errado, pois não dava conta dos movimentos celestes e de muitos outros fenômenos astronômicos. Para ele, não havia motivo racional para considerarmos que o céu se move e a Terra está imóvel. Ele julgava que o Sol se mantinha imóvel no centro do sistema.
7 – Qual a crítica de Kant aos filósofos inatistas e empiristas? Kant disse que todos os filósofos (inatistas e empiristas) buscam um centro que não é verdadeiro, assim como os astrônomos geocêntricos.
8 – O que foi a “revolução copernicana” em filosofia? É a resposta aos problemas do inatismo e do empirismo, oferecida por Kant, um filósofo alemão.