Merecida diversidade
Pedagogia
MERECIDA DIVERSIDADE
Assis
2013
MERECIDA DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia (3º Semestre) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem; Seminário I.
Prof: Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete; Marcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima.
Assis
2013
Introdução
Neste trabalho abordaremos o termo DIVERSIDADE, que diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis em torno de um assunto concreto de características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Neste caso é abordado a diversidade cultural, histórica e linguística.
Desenvolvimento
A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.
E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade.
O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais.
Quanto ao