Marketing Turistico
TURISMO EXPERIENCIAL
Introdução
Considerado sector estratégico para o desenvolvimento sustentado de Cabo Verde, o turismo conheceu nos últimos anos um incremento assinalável.
O desenvolvimento recente deste sector não se resume unicamente ao aumento da capacidade da oferta nacional. O aproveitamento das condições naturais do arquipélago, a sua situação geoestratégica e a características do povo crioulo têm uma repercussão nos indicadores económicos. Mas, ao contrário do que se possa pensar, Cabo Verde não é apenas praia e sol. Os produtos turísticos que o país oferece multiplicam-se pelas ilhas, sob o manto protector da estabilidade política e social sempre reinante que por si só já é um produto de qualidade ímpar.
O visitante que chega ao arquipélago poderá sair de umas águas límpidas e mornas para logo de seguida escalar uma montanha, percorrer percursos pedestres ou ainda passear deliciando-se com a diversidade da cultura e realidade crioula.
Conhecer Cabo Verde é principalmente conhecer os seus hábitos e costumes espalhadas por todos os concelhos do país, vivenciar reencontros com a natureza montanhas e vales das ilhas, descobrir a vida quotidiana das suas gentes.
Como se pode constatar, Cabo Verde turístico não se esgota no sol e na praia. Assim, a insularidade, localização geográfica, amenidade do clima, recursos naturais virgens, contrastes paisagistas e estabilidade social são factores que fazem de Cabo Verde um destino turístico por excelência.
Entre uma praia e a montanha, passando por vales verdes ou áridos de uma beleza própria, o visitante tem a sua disposição um naipe alargado de trajectos e experiências, que, pela sua diversidade, garantem um produto de muita qualidade.
Com a sua natureza agreste, todas as ilhas de Cabo Verde constituem um produto turístico, cada uma com as suas particularidades. Santiago, é uma das ilhas montanhosas de Cabo Verde que desperta também o interesse dos turistas amantes dos ambientes