Marketing turistico
Moçambique ainda tem um longo caminho para se posicionar como destino turístico internacional. A percepção pública em relação a Moçambique ainda é afectada por um passado de instabilidade política, desastres naturais problemas sócio económicos e, infelizmente, os atractivos naturais e culturais ainda tem pouca influência na imagem pública do país. Mudar estas percepções através do marketing vai levar algum tempo.
O marketing deve ser empreendido como um processo paralelo ao desenvolvimento de produtos e provisão de infra-estruturas melhoradas. Nota-se, no entanto, ainda que o esforço do marketing nacional ainda é bastante modesto, com uma capacidade institucional ainda por construir e uma base fraca de recursos humanos e financeiros disponíveis. Pouco apoio e orientações são, por enquanto, disponibilizados para acções regionais e provinciais de marketing, mas nenhuma marca nacional ou imagem de marketing abrangente foi já construída para o país e para as suas regiões.
A política estratégica do turismo reconhece a importância do marketing para a promover o crescimento do turismo. O sector pretende: * Criar esquemas institucionais adequados que visem estabelecer um enfoque renovado do marketing, * Um envolvimento maior do sector privado.
A importância de implementação enfatiza a importância de três princípios que deveriam suportar o esforço de marketing em Moçambique, nomeadamente: * A segmentação do mercado, * Atribuição de marca e diversificação da imagem das regiões de Moçambique, * O uso de tecnologias de informação e comunicação.
2. Estratégia de marketing
Com vista a promover o desenvolvimento de uma estratégia abrangente de marketing para o sector, foram traduzidos os princípios e directrizes estabelecidas na política.
As avaliações avançadas neste plano resultam em seis objectivos de marketing