Marketing turistico
O termo marketing pode ser definido como o conjunto de atividades que visam ao incremento dos fatores geradores de satisfação junto ao mercado. Através do marketing são realizados estudos e medidas que determinam a estratégia de lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo seu êxito comercial. Historicamente, o Brasil tem sido considerado um “paraíso tropical” e tem atraído turistas como exemplo o estado da Paraíba que garante descanso e lazer aos turistas, pois é uma cidade litorânea. O folclore nordestino é um dos mais ricos do Brasil, pela variedade de suas peças, pela beleza dos seus rítimos e pela graciosidade de seus movimentos. A Paraíba é dona de um rico acervo folclórico que se manifestam em danças, folguedos, peças de teatro e outras formas que a imaginação popular vem guardando a centenas de anos, preservando um patrimônio único de nossa identidade.
Profundamente ligado as sua raízes, o paraibano cultiva com carinho essas manifestações populares que tem seu grande momento na época das festas de São João, onde praticamente em cada bairro, surge uma quadrilha junina, um grupo de danças típicas, para alegrar as festas e movimentar a comunidade.
Nas escolas e na universidade, o folclore é cultivado, não como matéria de estudo, mas como forma viva, capaz de fazer interessar as novas gerações, cientes de que ali estão suas raízes mais caras.
Forma viva de expressão popular, o folclore impressionam pela sua riqueza de cores e rítimos, retratam a alma de um povo que soube vencer as adversidade e fazer da vida um motivo de alegria.
Segundo Krippendorf (1980) o marketing turístico é a adaptação sistemática e coordenada da política das empresas de