Mercosul - brasil e argentina
O PIB do MERCOSUL tem um valor estimado em mais de 3 trilhões de dólares, no entanto o Brasil corresponde á 70% desse valor. A economia brasileira é a sexta maior economia do mundo, economia que é baseada no setor terciário e na exportação de produtos manufaturados ou semi-manufaturados. O Brasil também tem um forte setor primário, que o coloca em posição de destaque no saldo comercial, individualmente, apenas os EUA exportaram mais produtos agrícolas que o Brasil.
Principais produtos exportados:
Soja, café, trigo, laranja, arroz e carne(bovina, suína e frango) – agropecuária
Combustíveis(Biocombustíveis e derivados de petróleo), automóveis, celulares e outros aparelhos eletroeletrônicos - industrial
Principais produtos importados:
Produtos eletrônicos, autopeças, produtos químicos, maquinas altamente tecnológicas e produtos agropecuários.
Argentina:
A Argentina tem o 28 maior PIB do mundo e o terceiro da América latina -só atrás de Brasil e México. A economia é baseada na agricultura e na pecuária, que correspondem a 60% do PIB, graças ao Mercosul, o Brasil se tornou o maior parceiro comercial da argentina, comprando quase um terço das exportações. A mineração também é uma importante parte da economia argentina, é responsável por cerca de 7% do PIB argentino. 10% das exportações argentinas representam petróleo e gás natural(35 milhões de m³ e 50 milhões de m³ respectivamente)
Principais produtos exportados:
Uva, mel, leite, trigo, carne bovina, couro – agropecuária
Principais recursos naturais exportados:
Minérios de zinco, prata, enxofre e cobre,
Principais produtos importados:
Manufaturas de metal, produtos químicos, maquinas e equipamentos