Mercosul atual
Este trabalho visa esclarecer o surgimento do MERCOSUL e o que esse bloco econômico agrega a cada país membro e também para a economia mundial.
Quando foi criado
O Mercado Comum do Sul, conhecido pela sigla MERCOSUL, é um bloco econômico regional, criado em 26 de março de 1991, por decisão política das repúblicas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a assinatura do Tratado de Assunção. A formação do bloco, no entanto, tem seus embriões no final da Segunda Guerra Mundial, “quando os países da América Latina tentaram agilizar um processo econômico que implicasse a sua industrialização”. O objetivo de sua criação foi á construção de um mercado comum de livre comércio na América do Sul.
Países Membros Os Estados-membros do MERCOSUL são a Argentina, o Brasil, o Paraguai (suspenso até Abril de 2013), o Uruguai e a Venezuela (incorporada nesta segunda-feira dia 13/08/12). Os Estados Associados do MERCOSUL são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Os Estados Associados podem participar na qualidade de convidados, das reuniões dos órgãos da estrutura institucional do MERCOSUL para tratar temas de interesse comum, mas sem direito a voto.
O que se refere esse bloco econômico. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um amplo projeto de integração. Envolvem dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanta agricultura familiar ou cinema, por exemplo. No aspecto econômico, o MERCOSUL assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991. De acordo com o artigo 1° do Tratado de Assunção, tratado constitutivo do bloco, o MERCOSUL implica: * A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos