Pendulo simples e empuxo
ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: PÊNDULO SIMPLES E EMPUXO.
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À TERMODINÂMICA, VIBRAÇÕES E FLUIDOS.
Componentes do Grupo: Anderson dos Anjos.
Ledêson da Cruz Menezes.
Luiz Eduardo Fradera Gonçalves.
Petrônio dos Anjos Gato.
Rafael Melo Freire.
Turma: CVT02S2
Data de realização da experiência: 04 de novembro de 2011(Unidade9)
MANAUS
2011
ANDERSON DOS ANJOS.
LEDÊSON DA CRUZ MENEZES.
LUIZ EDUARDO FRADERA GONÇALVES.
PETRÔNIO DOS ANJOS GATO.
RAFAEL MELO FREIRE
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: PÊNDULO SIMPLES E EMPUXO.
Experiência realizada sobre Pêndulo Simples e Empuxo, como requisito parcial para obtenção da média da disciplina: Introdução à Termodinâmica, Vibrações e Fluidos. Professor: Delmar Léda de Ataide.
MANAUS
2011
RESUMOUm pêndulo é largado de uma determinada altura, medindo-se a sua velocidade linear quando passa pela posição mais baixa. Este procedimento é repetido para diferentes alturas. Os dados assim obtidos são processados de modo a verificar a conservação da energia mecânica do sistema e a calcular o valor da aceleração gravitacional.
O trabalho apresentado a seguir fornece também resultados práticos da relação entre empuxo e natureza do líquido a submergir um dado objeto, relacionada com a teoria do princípio de Arquimedes que defende a idéia do módulo do empuxo ser igual ao peso do volume de líquido deslocado.
Palavras chave: Empuxo; Pêndulo; Oscilação; Amplitude.
1 INTRODUÇÃO
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de