Merchan 1
No começo era a exclusividade na venda dos produtos, depois passou pelo boca-a-boca, evoluiu para a propaganda e teve sua maturidade no planejamento estratégico em marketing. A área de marketing tinha o papel de divulgar produtos ou serviços e o departamento de vendas investia em treinamento de pessoas que tinham a responsabilidade de convencer e vender. Atualmente, dependendo do modelo de negócio os vendedores são meros coadjuvantes e algumas ações de marketing os substituem com sucesso. Estas são o Merchandising e a Promoção de vendas, que tornam os produtos irresistíveis, provocam desejos, necessidades e vendem muito.
Independentemente da idade, escolaridade, poder aquisitivo ou cultura não há quem nunca caiu nestas “armadilhas”, que induzem o consumo sempre acima da real necessidade ou intenção de compra. Às vezes agem no subconsciente e você nem percebe que fez.
2 DESENVOLVIMENTO
O Marketing no varejo
Com o crescimento da economia e as facilidades de pagamentos para aquisição de bens de consumo o mercado de varejo ao mesmo tempo em que cresce, torna-se uma verdadeira praça de guerra para conquista e fidelização de clientes.
Mesmo quando o empreendedor desenvolve um bom planejamento estratégico envolvendo todo o mix de comunicação e marketing, ele não tem garantias de que seu empreendimento será um sucesso. Apesar de o varejo apresentar estudos bem aprofundados o feeling do empreendedor é que determinará o sucesso do negócio.
O varejista, por manter esse contato mais direto com o mercado consumidor, tem o compromisso de captar informações junto aos clientes, bem como identificar seu comportamento de compra e tendências; decodificar e enviar informações aos fornecedores, para que os produtos estejam sempre adequados ao uso e à satisfação do cliente, além de sugerir novos produtos e serviços.
Recursos como compras pela internet, entregas em domicílio, vendas por catálogos entre outros, tornaram mais fácil a escolha de produtos e