Gravidez na adolescencia
Desde muito tempo atrás assuntos relativos à sexualidade sempre geraram muitas discussões. Diferentes parâmetros desse assunto foram focalizados por filósofos, durante a Antiguidade, por representantes da Igreja, durante a Idade Média e, por cientistas, a partir da Modernidade, sendo que em cada época, diferentes perspectivas e opiniões se revelavam (JESUS, 1999).
A importância deste assunto é explicada por seu próprio contexto, o qual não é restrito a aspectos individuais e biológicos, mas representa um tema social. Nesse sentido, em tempos de grande incidência das DSTs/AIDS, a adoção de práticas de educação/orientação sexual constitui ferramenta de promoção da saúde.
2. Problema
O problema a ser trabalhado no presente trabalho envolve t
4.Objetivos
Geral
O presente estudo teve por objetivo conhecer as fontes pelas quais os adolescentes recebem orientação sobre as DSTs/AIDS, bem como as fontes que os mesmos reivindicam orientação.
Específicos
• Despertar o interesse dos jovens pela busca da orientação sexual;
• Demonstrar que através da orientação é possível prevenir as DSTs/AIDS.
5. Justificativa
A crescente necessidade de informações entre os jovens é um indício de que a temática de educação/orientação sexual deve ser trabalhada pela família e pela escola, as quais constituem relações sociais mais duradouras. A integração pais/adolescentes/escola pode tornar as ações mais eficazes e formar jovens mais conscientes das práticas que previnem o contágio com as DSTs/AIDS (JESUS, 1999).
As transformações no contexto da vivência da sexualidade e de suas implicações para a saúde aumentaram as preocupações dos pais com relação à educação/orientação dos filhos. Contudo, os pais se encontram despreparados para sanar as dúvidas de seus filhos quanto à sexualidade, incluindo o que diz respeito às DSTs/AIDS. Esta situação é decorrente da própria formação, repleta de repressões, que a maioria dos