Mercantilismo
HORUS FACULDADES
FELIPE OLIVEIRA TEIXIERA DA SILVA
LUCAS MAHLE
MERCANTILISMO
Pinhalzinho/SC
2015
1.INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir irá fazer uma breve analogia sobre o que foi o mercantilismo na Europa, trazendo algumas características, definições e citando alguns nomes importantes nesse modelo econômico. Outro aspecto que teremos é a diferenciação dos mercantilismos de uma país para o outro, tentando deixar o mais nítido possível o assunto ao leitor.
Boa leitura!!!
2.MERCANTILISMO
O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que teve desenvolvimento a partir do século XV, na Europa, e com a mudança de pensamento econômico teve seu fim no século XVIII. O seu intuito era fortalecer o mercado interno, trazendo riquezas ao estado através de importação e exportação, e uma atividade que fortaleceu esse modelo econômico foram as grandes navegações, onde os colonizadores faziam escambo com os nativos para levar matéria prima, assim comercializando na Europa matérias até então nunca visto no velho continente. Algumas características marcam essa passagem econômica:
Protecionismo Alfandegário
Pacto Colonial
Metalismo
Balança comercial Para melhor entendimento do leitor, vamos a uma breve explicação de cada característica: Protecionismo Alfandegário: Esse processo se baseava em incentivar a exportação, diminuindo as taxas da mesma e aumentando as taxas das importações, assim incentivando a industrial nacional e diminuindo a saída de moeda local para o exterior, fortalecendo a riqueza do estado. Metalismo ou Bulionismo: Nessa época as grandes nações eram exploradoras, buscavam novas fontes de riquezas em outros territórios. Como não havia “dinheiro físico”, tudo era comprado através