Mercantilismo
Alunos: Ygor V. e Gabriel M. (04 e 14)
Turma: 2003
Professor: Haroldo
Matéria: História
*trabalho referente ao capitulo 22 do livro.
MERCANTILISMO
Origem:
Ao consolidar a centralização política, encaminhando-se para uma época de absolutismo, alguns Estados da Europa ocidental criaram um conjunto de práticas econômicas e a batizaram de Mercantilismo.
Mercantilismo foram práticas econômicas que aturam alguns lugares Europa ocidental à partir da segunda metade do século XV até quase o fim século XVIII.
O termo ''mercantilismo'' foi usada pelo economista Adam Smith para se referir, de forma formal às políticas econômicas dos governos de sua época. E ele foi cunhado pelos críticos do séc. XVIII, muito depois de ter início como prática econômica.
Tipos de Mercantilismo:
Metalismo - Ao invés de as terras constituírem o principal bem do Estado, como no Feudalismo, eram os metais preciosos quem tinham esse poder de riqueza, status, para o Estado. Centrada na obtenção de metais preciosos para prosperar o Estado.
Industrialismo - centrado no desenvolvimento da produção manufatureira, utilizava matérias-primas das colônias para conseguir uma balança comercial favorável. Teve origem na França. Também chamado de Colbertismo.
Comercialismo - Centrado no fortalecimento do comércio como estratégia de enriquecimento do estado.
Práticas Mercantilistas:
Metalismo - A quantidade de metais precisos que um país possuía dentro de suas fronteiras.
Balança comercial favorável - Procurava manter as exportações acima das importações.
Protecionismo - O Estado tomava medidas para incentivar a produção interna, para conseguir um bom balanceamento comercial.
Intervencionismo estatal - O estado intervia na economia para manter um bom balanceamento comercial.
Sistema Colonial
Descrição: Consistia, basicamente, na dominação das metrópoles sobre as colônias. Introdução: Portugal e Espanha começavam a exercer