MERCADOS FINANCEIROS
MERCADOS FINANCEIROS
CURITIBA
2014
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A busca por oportunidades de investimentos dentro de uma classe de ativos é tarefa de extrema importância, pois deverá buscar ativos que não estão corretamente apreçados a fim de que seja possível obter ganhos. Os resultados mostraram que é possível construir carteiras com retornos significativamente superiores ao retorno de mercado, bem como carteiras com retorno significativamente inferiores aos do mercado.
As decisões de investimentos em outras oportunidades ou outros ativos financeiros, que não a velha e conhecida caderneta de poupança, não são, na prática, tomadas tendo-se a segurança de seus vários resultados. A realidade de tais investimentos é bastante complexa, pois está basicamente voltada para o futuro. Nesse ambiente, a introdução de variável de risco no objeto da análise de investimentos é necessária, pois a mutabilidade e a solvência do ambiente econômico em que estão inseridos os projetos de investimento é uma realidade, assim como a alternância nos níveis de preços e de riscos.
Risco é, fundamentalmente, a possibilidade de perda financeira. É usado como sinônimo de incerteza e refere-se à variabilidade dos retornos associados a um projeto de investimento, conforme Damodaran (1997). Um título público de $ 1.000,00 que garante ao seu portador um retorno de $ 100,00, em um prazo de um ano, não apresenta risco (o risco é muito pequeno por isso é considerado nulo), porque não há variabilidade associada à sua taxa de retorno. Já um projeto de investimento em ações, representando um investimento de $ 1.000,00, pode gerar um resultado, em um prazo de um ano, que varia para baixo ou para cima. Quanto mais garantido for o retorno de um ativo, menos variabilidade ele apresentará e menor será seu risco. Assim o presente trabalho foca no estudo do risco e do seu ganho