Mercado e concorrencia
-Reforçar a aprendizagem e capacitação para a sustentabilidade, desenvolvendo processos, produtos e serviços sustentáveis. É de fundamental importância frisar a palavra Sustentabilidade nas grandes indústrias do setor químico, pois ela está totalmente interligada a preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta. A responsabilidade ambiental deve fazer parte das missões das mesmas para que se possa garantir o futuro sustentável das próximas gerações. O que impede a implantação de projetos sustentáveis nas organizações é a constante necessidade que as empresas têm de se manterem competitivas no mercado em que atuam. A introdução de um projeto sustentável gera custos relativamente altos que darão retorno apenas em longo prazo. As empresas devem desenvolver produtos e serviços tendo como foco a ecoeficiência, que se trata do uso inteligente dos recursos, tendo como proposta a realização da máxima produção com a menor quantidade possível de matérias-primas virgens, substituindo-as por matéria reciclada, utilizando o mínimo de energia e água, com isso, reduzindo o impacto no meio ambiente.
Sessão 5- Da substituição de importações ao capitalismo financeiro- Maria da Conceição Tavares.
- Objetivo: permitem explicar porque o processo de substituição de importações avançou tanto no Brasil, inclusive com taxas de crescimento superiores às da América Latina, comentar modelo histórico de desenvolvimento.
- Condições internas e externas colocaram o país em posição mais favorável do que muitos da área para aproveitar a via da substituição de importações como modelo de desenvolvimento. Decorrem basicamente de dois condicionantes fundamentais:
- 1ª volume e composição das importações represente uma reserva de mercado suficiente para justificar a implantação de uma série de indústrias substitutivas.
- 2ª o sistema econômico já possua um grau de diversificação da sua capacidade produtiva capaz de