concorrencia de mercado
O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que permite que se articule um mecanismo de oferta e procura.
A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
2- Monopólio: ausência de concorrência, com a existência de um único fornecedor do produto, que assim pode impor o preço que lhe for mais conveniente a suas mercadorias. Normalmente o monopolista fixa opreço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção, podendo inclusive reduzir a produção e aumentar o preço, já que é o único fornecedor – fato que lhe faz, inclusive, não temera entrada de nenhum concorrente, o que o fará optar sempre pelo preço que maximize o lucro, elevando-o. No caso de haver a ameaça de entrada de um concorrente, o monopolista, por ser o único nomercado até aquele momento, pode utilizar estratégias como fixar um preço baixo para desestimular a entrada do concorrente. Por essa e outras razões, os monopólios não são bem vistos pelos consumidores.