Mercado público o mercado do povo
Resumo:
Este artigo se trata de uma prática de observação que foi realizado no Mercado Público nos dias 17 e 21 de abril de 2012. O objetivo é analisar o cotidiano das pessoas utilizando o método cartesiano e o paradigma da complexidade no contexto social do dia a dia da sociedade contemporânea.
Foram observadas as exploração de menores, alteração de peso nas balanças, vendas de produtos comercializados e a cultura religiosa.
Palavras-Chave:: Observação, Método Cartesiano, Paradigma da Complexidade.
Introdução: O lugar visitado é o Mercado Público, um prédio histórico antigo, com sua arquitetura restaurada. É um lugar de referência em Porto Alegre como um dos pontos turístico a ser visitada. O prédio deveria ser mais cuidada pelos órgãos públicos responsáveis, os banheiros são fechados em pleno feriado na semana Santa e nem sempre estão limpos e em bom-estado, sendo que nenhum restaurante pode ter seu próprio banheiro. Por ser comércio de vendas de vários tipos de mercadorias, desde a alimentação ao artesanato e bebidas, é um lugar frequentado por todas as classes sociais. O Mercado Público é como se fosse um supermercado do povão, temos que ter cuidados com os vândalos e com os assaltos. Nestes dois dias, observei a exploração de menores entre a idade de 5 a 12 anos de idade, acompanhado de seus pais a distância que os observavas com as vendas de guarda-chuvas , pois chovia muito. Homens e mulheres vestidos com roupas brancas e com colares (umbandistas), oferecendo patuás da sorte em troca de algumas moedas de reais e o que se aproximavam para entender cultuavam com respeitos e fé, e não havia a intervenção dos guardas do mercado público que observavam com atenção. Como era a semana santa, a venda de pescados estava tendo muita procura, era um tumultuo de pessoas, em comprar peixes, eu observei no semblante das pessoas que estavam preocupadas se o peso estava