Mercado Imobiliario
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
2 MERCADO
2.1 MERCADOS IMOBILIÁRIOS
O mercado imobiliário se comporta muito diferente dos outros mercados de diversas áreas. As elevações decorrem das qualidades espaciais dos imóveis e do mercado imobiliário.
Entre os aspectos que diferenciam os imóveis entre si, os mais importantes são os que tenham mais vida útil, a localização, a singularidade, um maior prazo de manutenção e o alto custo das unidades. Com a combinação desses itens citados acima permita-se explicar grande parcela das diferenças de valores entre os imóveis, em um certo momento.
São vários os fatores que existem provocando distinções, e naturalmente os imóveis precisam ser considerados como “bens compostos”, pois existem diversos atributos que despertam interesse. A literatura da economia urbana na maioria das vezes cita de forma básica à existência de um “pacote” ou um conjunto indissociável de atributos. Os preços de cada um dos atributos são os “serviços de habitação” oferecidos pelo imóvel, tais como os citados nos parágrafos a cima, no entanto os imóveis que contem maior quantidade global de serviços de habitação serão mais caros.
Os preços dos imóveis podem ser calculados com a soma dos produtos das quantidades de cada um destes serviços. De primeiro momento, não são conhecidas as importâncias relativas (participações no preço) de cada uma das caraterísticas existente no “pacote”. É conhecido apenas o preço integral do imóvel. Os preços implícitos, também chamados de preços hedônicos ou “preços-sombra”, são os preços relacionados, indiretamente, com cada um dos atributos dos imóveis, tais como área, idade e localização.
Na prática, não se analisa por inferência estatística, e sim os valores são estimados pelos coeficientes que multiplicam as variáveis, ou seja, quanto que se paga em reais por m² a mais de área, para assim se obter um imóvel com um ano mais novo, com garagem, ou situado em um determinado bairro, por