Mercado financeiro
O mercado já não é o mesmo de há 10 anos atrás e esta tendência tende a intensificar-se cada vez mais e em curtos intervalos de tempo não só devido à exigência dos próprios consumidores mas também à forte competitividade e oferta do mercado.
Tem-se verificado um crescente consumo de bens e serviços não só por necessidade mas também por satisfação pessoal à qual o mercado se tem adaptado no sentido de responder a esta procura. Assim sendo a evolução do mercado não é um fenómeno isolado que depende apenas de si, mas sim de um conjunto de fatores e intervenientes que evoluem concomitantemente, falamos por exemplo da evolução tecnológica, da exigência de definir e implementar padrões de qualidade, assim como de medidas de prevenção dos impactos ambientais do desenvolvimento não sustentável.
A competitividade é um outro aspeto importante quando analisamos o mercado de hoje e aquele de há 10 anos atrás, a necessidade de liderança com o pressuposto de maximização de lucros conduz a que as empresas criem ofertas aliciantes aos consumidores de modo a garantir a sua satisfação e, consequentemente, o seu os ganhos económicos desejados. É neste sentido que assistimos a um contínuo e célere progresso do mercado, pela qual também somos responsáveis mas, de que modo a nossa exigência enquanto consumidores levará à contínua evolução do mercado? E em que sentido tenderá tal exigência, para que fim e com que consequências na vida das empresas e dos próprios consumidores?
Uma coisa é verdade, a história mostrou que, pelo menos até hoje, para o progresso não há limites! Ficam no entanto estas questões em aberto que mais tarde atenderemos a