Mercado Financeiro
Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado, em contraste a economia de comando ou com a economia de não-mercado, como é exemplo a economia de doação.
Em finanças, os mercados financeiros permitem:
A angariação de capital (no mercado de capitais)
A transferência de risco (no mercado de derivados)
O comércio internacional (no mercado de divisas)
Normalmente quem quer ser financiado emite um recibo ao seu financiador prometendo restituir de volta o capital investido. Essas receitas são títulos que podem ser comprados ou vendidos livremente. Em troca do empréstimo de dinheiro, quem o concede(financiador) espera uma compensação sob a forma de juros ou dividendos.
Em matemática financeira, o conceito de um mercado financeiro é definido em termos de um processo estocástico de movimento Browniano em tempo contínuo.
SÃO PAULO - Depois de cinco rodadas de alívio, as projeções do mercado financeiro para a inflação ao consumidor voltaram a subir. O Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central, revelou que a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2014 subiu de 6,25% para 6 27%. Mesmo assim, a taxa está mais baixa do que a vista há quatro semanas, de 6,41%. Para 2015, a mediana das estimativas também sofreu incremento, passando de 6,25% para 6,28% de uma semana para outra. Um mês antes, a expectativa