Sais e oxidos
Os sais são formados por compostos iônicos que apresentam um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de (OH)-. Exemplos de sais são: o sal de cozinha (NaCl), o mármore (CaCO3), o gesso (CaSO4), etc. E Os sais podem ser obtidos pela união de ácidos e bases.
Os óxidos são compostos formados por dois elementos químicos diferentes, por isso podem ser chamados de compostos binários. Essas substâncias têm obrigatoriamente a presença do Oxigênio. Exemplos de óxidos são: a água (H2O) e o gás carbônico (CO2). E os óxidos se formam pela combinação do oxigênio com quase todos os elementos da tabela periódica.
Características físicas dos sais:
1- Conduzem corrente elétricas quando estão em solução.
2 - Os sais têm sabor salgado.
Características químicas dos sais:
1 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
2 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
3 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
4- Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
5 - Quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.
Características químicas dos óxidos:
1-Reagem com água, formando uma base, e reagem com ácidos, formando sal e água.
Nomenclatura dos sais: