Mercado financeiro
1. O que são Debêntures? 2
2. O que são Títulos de Dividas Públicos? 3
3. Direitos Creditórios: 4
4. O que são Factoring? 5
1. O que são Debêntures?
Debêntures são títulos de dívida, cuja venda permite à empresa a obtenção de financiamento geral para as suas atividades. Assim sendo, tanto as debêntures como a ações dão à empresa maior flexibilidade na utilização dos recursos, além de serem vendidas com maior ou menor facilidade em função das expectativas que o seu comprador em potencial possa ter da rentabilidade futura da empresa, como garantia última da remuneração do seu investimento.
As debêntures dão ao seu comprador o direito de receber juros (geralmente semestrais), correção monetária variável, e o valor nominal na data de resgate prevista (a data de vencimento preestabelecida). Assim, a debênture distingue-se da ação preferencial principalmente pela existência do prazo e do valor de resgate pela empresa.
Para a empresa, a debênture apresenta a vantagem de ser uma alternativa de obtenção de recursos a longo prazo (ou seja, para investimento ou giro permanente) e a custo fixo (representado por juros presumivelmente conhecidos de antemão). Além disso, há a flexibilidade permitida pela inexistência de obrigação em aplicar os recursos de uma forma predeterminada.
2. O que são Títulos de Dividas Públicos?
São os títulos emitidos pelos governos federal, estadual e municipal para financiar suas obras e cobrir suas despesas.
São chamados de títulos de dívida pública, podendo ser pré ou pós-fixados.
Entre os principais títulos públicos federais estão as Notas do Tesouro Nacional, Letras do Tesouro Nacional e as Letras Financeiras do Tesouro.
Podem ser emitidos com o objetivo de controle da política monetária. Por exemplo, se o BACEN decidir por uma redução da liquidez na economia, ele venderá títulos; se supor que é necessário aumento de liquidez, ele fará a compra de títulos.
Portanto, além de financiar a dívida pública, a