MERCADO DO CORPO
O principal autor naturalista no Brasil é Aluísio Azevedo. O determinismo social predomina em sua obra, construída através de observação rigorosa do mundo físico e da zoomorfização das personagens. Aluísio é autor de O mulato, Casa de pensão e O cortiço,obras com acentuado caráter investigativo e cuidadosa análise de comportamentos sociais.
Entre os principais autores que se destacaram, e as principais obras que representaram o período, foram:
- Machado de Assis Considerado o principal autor realista do Brasil que escreveu livros como "Memórias póstumas de Bras Cubas", "Quincas Borba" , "Dom Casmurro" e “ Memorial de Aires”). - Raul Pompéia (Que escreveu "O Ateneu" e etc).
-Domingos Olimpio (Que escreveu “Luzia-Homem”
-Julio Ribeiro (Que escreveu “A Carne”
-Adolfo Caminha (Que escreveu “Bom-Crioulo)
Parnasianismo
A Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura europeia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo. O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia. Na França, os poetas parnasianos que mais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle,