Mercado Destilaria
Cachaça: A mais brasileira de todas as bebidas, cuja primeira fabricação data oficialmente de 1536, tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no mercado nacional de bebidas, onde o volume corresponde a 50% do volume do segmento de destilados. É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja.
O faturamento do setor alcançou R$5,95 bilhões em 2013, quando foram produzidos 511,54 milhões de litros da bebida, de acordo com o Sistema de Controle da Produção de Bebidas da Receita Federal – SICOBE, responsável por controlar a produção das principais empresas formais do setor.
De acordo com o Instituto Brasileiro da cachaça – IBRAC, são 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional. O IBRAC estima que a capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.
Tipos de cachaça
Cachaça Descansada, Branca, Nova, Prata ou Tradicional
É a cachaça que , após produzida, é armazenada em recipientes neutros, de madeira ou não, que não agregue cor à bebida.
Cachaça Envelhecida, Amarela ou Ouro
É a cachaça que contém, no mínimo, 50% de cachaça nova envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 litros, por um período não inferior a um ano.
Cachaça Premium
É a cachaça que contém 100% de cachaça envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 litros, por um período não inferior a um ano.
Cachaça Extra Premium
É a cachaça que contém 100% de cachaça envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 litros, por um período não inferior a três anos.
Cachaça Reserva Especial
É a cachaça que possui características sensoriais, dentre outras, diferenciadas do padrão usual e normal dos produtos elaborados pelo estabelecimento, desde que devidamente comprovada. Os laudos técnicos deverão ser emitidos por laboratórios públicos ou