ANALISE DE JOHNNIE WALKER
ANALISE DE JOHNNIE WALKER
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
19/07/2013
RESUMO
Uma garrafa quadrada. Rótulos coloridos. Um homem elegantemente vestido como símbolo da marca. E uma frase inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes misturados a excepcional qualidade de seus líquidos sagrados fez da JOHNNIE WALKER uma marca única em seu segmento e um símbolo que representa o uísque com toda alma da aristocracia. Um conjunto de atributos fez da marca uma veiculação e consagração Mundial.
INTRODUÇÃO – A HISTÓRIA
JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. John, mais conhecido como Johnnie, era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos, foi considerado muito novo para continuar tocando a fazenda da família vendeu a fazenda. John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, no condado de Ayrshire, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento comercializava chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e ele enxergou uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque já em 1825, como uma maneira de oferecer a seus clientes um produto único e consistente.
Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o tal uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo e expandindo a empresa. Pouco depois, em