MERCADO DE TRABALHO
MERCADO DE TRABALHO E MERCARDO DE RH (*)
Mercado de Trabalho
Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado. O mercado de trabalho (MT) é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. Toda organização, na medida em que oferece oportunidades de trabalho, constitui parte integrante de um MT.
O MT sofre regulações e restrições. A convivência entre o MT e as regras da legislação trabalhista nem sempre é pacífica. De um lado, existem forças que desejam aumentar e fortalecer as restrições impostas pela legislação trabalhista ao MT para tornar a sociedade mais solidária. Por outro lado, existem forças que preferem que o mercado fique livre, deixando que o ímpeto da iniciativa privada fomente uma sociedade mais próspera. Deste lado, a legislação trabalhista é criticada por ser uma força impeditiva da geração de emprego pelo fato de sobrecarregar demasiadamente os custos das empresas.
O MT é dinâmico e sofre contínuas mudanças. As características estruturais e conjunturais do MT influenciam as práticas de RH das empresas. Quando o MT está em situação de oferta – quando as oportunidades de trabalho são maiores do que as procura delas, as organizações se veem diante de um recurso escasso e difícil: as pessoas são insuficientes para preencher as suas posições em aberto.
Quando o MT está em situação de procura, quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas, as organizações se veem frente a um recurso fácil e abundante: as pessoas que disputam empregos no mercado.
MERCADO DE TRABALHO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oferta: Procura:
Abundância de oportunidades de emprego