Moral e Ética, segundo a filosofia
Disciplina: Filosofia
Nomes: Charles Aquino
João Paulo
Jannes Soares
Heleno Medeiros
Alunos de História 2º período
A moral vem nos dizer como proceder, como agir e porque agir de determinada forma. Vejo a moral como uma guia para vivermos a cada dia. Porém a moral é metamórfica, se modifica ao longo do tempo. O que acreditamos ser o moralmente correto no presente pode ser completamente modificado em um futuro próximo. Então adotamos os conjuntos morais, deixando antigos conceitos para trás.
A moral pode ser entendida como um conjunto de leis, ou como os costumes que perduram em uma dinastia. Que se modifica mas está sempre presente. Alguns denominam a moral como consciência humana. Mas a verdade que a moral é algo subjetivo a um povo, a uma nação, ou mesmo á um indivíduo.
Quando estendemos nossos dedos indicadores para fazer juízo de alguém e/ou de uma situação estamos, de acordo com que acreditamos, ser amoral ou moral. Ou seja, ser certo ou errado, é a chamada moral negativa.
O que vem nos levar a refletir até que ponto algo é moral ou não, certo ou errado, é direito ou dever é a ética. A ética, reflexão filosófica da moral, vem nos dizer o que realmente é permitido, qual limite da moral e onde a ética deve entrar. A ética nada tem a ver com a consciência humana, ou com a transitoriedade de valores. A ética é a absoluteidade de valores. Se compreendemos corretamente as aulas de nosso mestre professor, a ética transecende o tempo linear histórico, e vem conservar a essência de alguns valores, vem dar uma fundação sólida a moral onde esta última sempre que encontra em um dilema recorre a ética para reflexão.
Comentando o texto, para que possamos analisa-lo de forma proveitosa precisamos justamente nos despojarmos de nossos valores morais. Pois estes são completamente diferentes do tempo em que o conto é ambientado. Claramente o texto nos direciona a este pensamento quando