Mercado de trabalho
Imperatriz, 31 de julho de 2005
Disciplina: Introd. Adm. De Rec. Hum. e Pessoal
Instrutor: José Conrado da Silva
Curso: Serviços de Pessoal
Mercado de Trabalho
Antonio
Imperatriz
2005
MERCADO DE TRABALHO
A integração competitiva da economia brasileira à economia global e a conquista da estabilidade influenciaram estruturalmente o funcionamento do mercado de trabalho do País. Foram registradas, na década 1990 e ao longo dos últimos anos, dinâmicas particularmente relevantes nos quesitos emprego, formalidade e renda dos trabalhadores, o que exigiu mudanças substantivas na atuação das instituições que regulam as relações trabalhistas.
O emprego e a empresa mudaram tanto que as corporações enfrentam o perigo de perderem o contato com seus empregados, a ponto de palavras como compromisso não mais fazerem sentido.
Nos últimos 20 anos houve uma revolução sem precedentes no mercado de trabalho, causada em boa parte pelo uso indiscriminado do computador e pela informatização das empresas.
Diversas empresas investiram milhões em equipamentos e tecnologia, mas deixaram de investir na gestão do conhecimento e do capital humano e na retenção de talentos. Geralmente nos preocupamos tanto com investimentos em equipamentos e tecnologia que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isto possível.
Sob este ponto de vista, alguns fatores chave de uma estratégia bem sucedida para o mercado de trabalho seriam:
Comunicação: estabelecer uma comunicação bilateral entre o topo e a base da empresa, objetivando a integração da visão corporativa com as possibilidades reais de forma a construir o consenso em relação à realidade. Uma comunicação truncada ou falha pode custar muita à empresa, pois irá atrasar ou inviabilizar planos estabelecidos inicialmente.
Gestão do capital humano: identificar e reter os melhores potenciais, tendo em mente que uma boa pessoa com um treinamento