Quimiterapia

618 palavras 3 páginas
QUIMIOTERAPIA: DROGAS, APLICAÇÕES E TERAPÊUTICA
DEFINIÇÕES:
* Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo (INCA). * Quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica. * Quimioterápicos são agentes capazes de perturbar ou inibir a divisão das células.

Durante uma operação militar na Segunda Guerra Mundial, um grupo de pessoas foram expostas acidentalmente ao gás mostarda e posteriormente descobriu-se que ela tiveram uma diminuição na contagem de leucócitos do sangue. Foi então deduzido que um agente que danificava rapidamente o crescimento de leucócitos deveria ter um efeito similar no câncer. Na década de 1940, muitos pacientes com linfoma avançado receberam a droga por via intravenosa, ao invés de inalar o gás. A melhora destes pacientes, embora temporária, foi notável. Esta experiência levou a pesquisas com outras substâncias que tinham efeito similar contra o câncer. Como resultado, muitas outras drogas foram sendo desenvolvidas no tratamento contra o câncer.
CAUSAS DO CÂNCER:
Não são, ainda, completamente conhecidas, mas algumas foram identificadas. - Em alguns casos a modificação do DNA parece ser a responsável pela alteração do crescimento normal da célula.
- O patologista americano Rous mostrou, em 1911, que um vírus era capaz de induzir câncer em galinhas. Esta descoberta lhe rendeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1966.
- Outros vírus foram relacionados com o surgimento de câncer, tais como o vírus da Hepatite B, que causa câncer no rim.
- Muitos compostos químicos, também, podem

Relacionados

  • trabalho prof corel
    392 palavras | 2 páginas
  • Câncer colo do útero
    1593 palavras | 7 páginas
  • Pediatria
    5323 palavras | 22 páginas
  • APOSTILA Hospital
    25164 palavras | 101 páginas