Mastectomia e laqueadura
RIZÔNIA SOUZA BARROS
MASTECTOMIA E LAQUEADURA
GUARAÍ − TO
SETEMBRO - 2012
FACULDADE GUARAÍ – IESC
RIZÔNIA SOUZA BARROS
MASTECTOMIA E LAQUEADURA
Projeto apresentado à disciplina Farmacologia como requisito parcial para obtenção de notas ao curso de Biomedicina pela Faculdade Guaraí–IESC, sob orientação da Professora Mestre Simone Possas.
GUARAÍ − TO
SETEMBRO – 2012
Mastectomia
Os tipos de cirurgias são geralmente agrupados em três categorias: A mastectomia total (simples) remove todo o tecido mamário,porém todos ou muitos dos linfáticos e músculos torácicos são mantidos intactos.A mastectomia radical modificada (cirúrgica mais comum) remove toda a mama,algum ou muitos nódulos linfáticos,e algumas vezes os músculos peitorais menores torácicos.A mastectomia radical(Halsted) é um procedimento realizado raramente porque requer a remoção de toda a mama,pele,músculo peitorais maior e menor, nódulos linfáticos axilares,e algumas vezes as nódulos linfáticos mamários internos ou os supra-claviculares. Há uma variedade de tipos de mastectomia em uso, e do tipo que o paciente decide se submeter depende de fatores como tamanho, localização e comportamento do tumor (se houver), ou não a cirurgia é profilática, e se ou não o paciente tem a intenção de submeter à cirurgia reconstrutiva.
Mastectomia simples (ou "mastectomia total"): Neste procedimento, o tecido do seios inteiro é removido, mas o conteúdo axilar estão livres. Às vezes, o "linfonodo sentinela" isto é, o primeiro linfonodo axilar que as células cancerosas metastasizing seriam de esperar que drenem é removido. Esta cirurgia é feito às vezes bilateralmente (em ambos os seios) em pacientes que desejam submeter-se a mastectomia como uma medida preventiva do câncer. Pacientes submetidos à mastectomia simples pode geralmente deixar o hospital depois de uma breve estadia. Freqüentemente, um tubo de drenagem é inserido durante a cirurgia em seu peito e ligado a um dispositivo de sucção pequena