Mercado de trabalho do setor eólico
Em artigo publicado no site energiahoje, Leandro Bakaukas discorre acerca do setor de energia eólica no Brasil no ano de 2013. “O recente anúncio por parte do governo de mais investimentos no setor de energia, soou de maneira positiva também no mercado de energia eólica.” Para Bakaukas, a expansão do parque eólico deve demandar profissionais de suporte, finanças entre outras áreas. A previsão para 2013 é de aumento na demanda de profissionais dessas áreas.
Bons ventos para o mercado de trabalho no setor eólico em 2013
O recente anúncio por parte do governo de mais investimentos no setor de energia, ressaltando a atual capacidade de geração e transmissão no Brasil, soou de maneira positiva também no mercado de energia eólica. Este segmento viveu ótima fase no ano de 2012 e continua apresentando boas perspectivas para 2013, inclusive em termos de contratações no mercado executivo.
Segundo a Eletrobras, este ano serão colocados em operação 535,1 MW de geração eólica, o que representa um incremento de 30% na capacidade instalada desse tipo de energia renovável no país. Diante desse contexto, o mercado de trabalho no setor também deve ter expansão em 2013. Na Search Consultoria, o ano de 2012 já foi muito promissor para profissionais que buscaram movimentação no segmento.
Para atender a demanda crescente, a busca por executivos na área industrial, em departamentos como os de qualidade, manufatura e infraestrutura, tiveram destaque. Houve, ainda, um grande volume de processos de seleção para busca de profissionais para áreas de suporte, como finanças e supply chain.
A consultoria prevê que a procura por executivos no setor em 2013 deve continuar no mesmo ritmo ou até mais acelerado que em 2012. Algumas boas notícias reforçam essas expectativas positivas. O BNDES acaba de liberar um financiamento de R$ 300 milhões para a