Project finance no setor de infraestrutura
O objetivo deste trabalho é oferecer uma rápida visão sobre como o project finance vem sendo encarado nas análises dos projetos de infra-estrutura no Brasil, especialmente, na viabilização de projetos de energia elétrica, contribuindo com a busca de soluções para a retomada dos investimentos necessários à expansão da oferta no setor elétrico.
O aumento da demanda por financiamento junto ao BNDES tornou pública a escassez de recursos. O project finance apresenta-se como uma opção de financiamento. Seus altos custos de transação são um forte obstáculo para os interessados, mas podem ser minimizados através da institucionalização.
Para melhor orientar os conceitos emitidos neste trabalho, será apresentado exemplo de uma oportunidade de financiamento de longo prazo para um projeto de usina eólica, habilitada no PROINFA, localizada na região sul do Brasil, com uma capacidade instalada de 50 MW e uma energia contratada pela Eletrobrás de 141.950 MWh/ano pelo prazo de 20 anos. As descrições e as respectivas análises foram baseadas em dados fictícios, e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Sabendo que o mercado de infra-estrutura no Brasil será novamente uma fonte de atração de investimentos, tanto no âmbito das PPPs como no âmbito das concessões públicas, e que um dos setores que mais estão necessitando de novos investimentos é o setor geração de energia, devido principalmente as previsões de crescimento na demanda por energia, segue neste plano de negócios uma oportunidade de financiamento de aproximadamente R$ 150.000 mil, para um projeto de investimento que possui marco regulatório especial e estável no setor e um fluxo de caixa futuro certo, devido aos recebíveis provenientes da venda de energia contratada pela Eletrobrás, um comprador com um excelente risco de crédito.
Outro ponto positivo de um projeto de investimento em usina eólica é que a mesma é considerada uma fonte alternativa de geração de energia, causando poucos impactos