Mercado de são brás
Relatório
No dia 10 de janeiro de 2013 as 8h, realizou-se a observação da disciplina antropologia cultural, com as discentes do segundo semestre da Faculdade de Serviço Social da , realizando esta observação no Mercado de São Braz. Ficamos em observação durante três horas.
Ao chegamos ao mercado de São Braz, nos deparamos com vários tipos de tribos urbanas: comerciantes, consumidores, todos passam por lá, no local existe uma grande diversidade, a mesma é dividida em vários setores como o de frutas, legumes, roupas, alimentação, ervas e artesanatos, percebemos que com essa divisão já se constituem as tribos cada uma com seu jeito de agir e com formas incomuns de vida social. Os comerciantes encontraram uma maneira de renda familiar, os estudantes procuram se conhecer buscar conhecimentos através de trocas de idéias, as pessoas da zona- rural vem vender sua produção agrícola e os consumidores adquirem os produtos de acordo com suas necessidades. Entretanto observamos algumas deficiências como à falta de infra-estrutura, saneamento básico e que o local não passar por reforma ha um bom tempo, notamos um certo descaso por parte do governante.
Esta observação nos proporcionou conhecermos sob um outro ponto de vista o cotidiano dos trabalhadores e frequentadores da feira, podemos perceber que todas as pessoas estão lá com alguma finalidade
Conclusão
A partir de observações feitas no Mercado de São Braz e conhecendo melhor, tanto de suas características físico, histórico e cultural e das pessoas que ali estão inseridas concluímos que:
Além de ser um atrativo turístico e oferecer variedades de produtos de nossa cultura local, também gera fonte de renda para aqueles que ali estão comercializando ou prestando serviços.
Dos trabalhadores que ali se encontram, percebemos um certo receio de perderem seu local de trabalho, que é o que garante o seu sustento e de suas famílias e torcemos para que sejam mais valorizados e