Resumo de revolução francesa
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos ocorridos entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de1799.
Neste período da idade média a Inglaterra estava com sua economia organizada devido à revolução industrial, não divide seus conhecimentos com os demais países. A revolução francesa acontece, devido à crise econômica, o povo vivia na miséria e a nobreza esbanjava dinheiro, viviam com muito luxo e isto revoltava toda a população. A sociedade francesa era dividida em três estados: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado) e povo (terceiro estado) que era a maioria da população. Os camponeses reclamavam da vida de miséria que vivia, os burgueses queriam mais liberdade econômica e política.
O rei convocou uma reunião com os três estados para tentar resolver os problemas econômicos. Mas o que foi votado nesta reunião favorecia somente clero e nobreza que eram primeiro e segundo estados, O terceiro estado não estava de acordo, liderado pelos burgueses saem às ruas e exigi a criação de uma constituição para França,chegando até a Bastilha, prisão política da monarquia francesa. Acredita-se que o povo invadiu a prisão com objetivo de se apropriar da pólvora que estava lá. A queda da Bastilha tornou o símbolo do início da Revolução Francesa. Períodos que a Revolução passou foram: a Assembléia Constituinte, a Assembléia Legislativa, a Convenção e o Diretório.
A explicação sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Ela nasce dentro do espírito da Assembléia Nacional Constituinte, que aprovou uma legislação que abolia o regime feudal e senhorial, suprimia o dízimo e proibia a venda de cargos públicos e a isenção tributária das camadas privilegiadas. É um documento que funciona como resumo do pensamento iluminista liberal e burguês, enfatizando o direito de todos à liberdade, à propriedade, à igualdade jurídica e de resistência à opressão.
A Revolução teve forte repercussão no mundo,